terça-feira, abril 14, 2009

O Paradoxo de ser Professor


AVISO : colegas, desconsiderem a falta de acentuação em algumas palavras. Meu teclado não aceitou ser reconfigurado...)

Nossa escola, tida como uma das melhores na educação profissional do Distrito Federal, representa orgulho para grande parcela de seus professores. Não eh a toa que muitos dos docentes aprovam a moda ETB, ou seja, usam as camisetas e blusões da escola.
Eu sou um deles. De vez em quando la vou eu passear pelos shoppings, ostentando minha jaqueta ETB, e mais ainda, bordada com meu nome e o titulo de professora.
De vez em quando, tambem, la ia eu assistir aulas da Pos-graduação em GTI - Gestão em Tecnologias da Informação, que ao mesmo tempo prepara candidatos para grandes concursos publicos, exibindo minha jaqueta, e as vezes a camiseta.
Nesse curso 2 em 1, encontro pessoas servidoras ou funcionarias de grandes empresas. Essas pessoas ganham em media duas a tres vezes mais do que eu. E assim como eu, estão querendo passar nos melhores concursos.
Conversando com um colega de curso, descobrimos um amigo comum que alem de ser analista dos Correios ministra aulas na ETB. De repente aconteceu o inesperado...
Conversa vai, conversa vem, e de repente o colega sai com uma que...
... meus amigos, por muito tempo ficara gravada na minha mente.
Ele começou assim...

_ Me desculpe, Thelia, mas professor no Brasil eh visto como um profissional fracassado. Aquele que não conseguiu passar em um concurso decente.

Pois eh, foi com essa que fui dormir naquele dia. Apenas limitei-me a acrescentar que infelizmente no Brasil uma parcela da sociedade nos enxerga desse modo.

E me pergunto. Como podemos mudar essa visão, eh a pergunta.

Esse colega, deveria lembrar que ele esta no cargo que ocupa, tem uma posição de destaque, recebe um salario mais digno por causa dos diversos professores que ele teve um dia.



2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Campanheira Thélia! É muito triste ouvir coisas como esta sobre nossa profissão, mas acredito que somos nós professores os respónsáveis por isso! Pois não valorizamos nossa missão de educar e preparar cidadãos. Hoje somos levados a moldar pessoas a decorar e não pensar e recriar, e sobre os verdadeiros valores, morais, éticos e sociais estes estão fora de moda e esquecido em uma gaveta fechada na memória do passado. Estamos colhendo o que nós mesmos plantamos!

Vidas de Sonhos e Ilusões disse...

Pois e, amiga...
Sabemos que a maioria age com descaso na educação por conta tambem da qualidade deficiente na formação dos professores. A maioria dos professores são mal remunerados e assim não lhes sobra grana no fim do mês para se capacitarem melhor. Quando o Estado oferece os cursos, esses muitas vezes não vem atender as reais necessidades do professor. E assim, dentre outros fatores os problemas vão se avolumando.
Quando um ou outro colega resolve apertar o cinto para acompanhar um curso, chega as aulas muito cansado apos um dia de muito trabalho, não assimila muito e acaba desistindo. Outros resolvem investir em cursinhos para mudarem de profissão....