domingo, março 12, 2017

A Psicogênese da Língua Escrita na Escola Classe 305 Sul

*********************************************************************************
Olá,


Dia de Coordenação Coletiva 
Acontece todas as quartas-feiras na Escola Classe 305 Sul, Distrito Federal, coordenações pedagógicas coletivas cuja riqueza de debates, tem-se percebido, que só tem a acrescentar qualidade nas intervenções das professoras em suas aulas para alunos do 1º ao 5º ano do fundamental.
Essas práticas regulares convergem para um resultado em que todos ganham: professores, direção, alunos, pais e o que é melhor:a sociedade.


Laboratório ambientado para a Coordenação Coletiva
Essa sociedade, em breve futuro, receberá cidadãos conscientes do seu espaço e das responsabilidades próprios do conhecimento construído ao longo da vida baseado no respeito e desejo de aprender sempre.
A coordenadora Viviane Carrijo abordou no dia de hoje a "Psicogênese da Língua Escrita e Agrupamentos Produtivos". Ou seja, o debate circulou a questão de se utilizar a psicogênese como um instrumento de avaliação e de diagnóstico das diferentes hipóteses desenvolvidas pelas crianças no processo de construção da língua escrita.


Debate sobre a psicogênese na coordenação coletiva
Essa discussão, portanto, usou como parâmetro teórico as pesquisas e estudos de Emília Ferrero e Ana Teberosky.
A ideia é não aceitar um fazer pedagógico em que docentes usem formas muito particulares ou ultrapassadas no letramento de nossas crianças.
Resta-nos a esperança de que essa prática esteja ocorrendo em outras escolas do DF e dos outros entes da federação.

Até a próxima.

Profª Thélia

Nenhum comentário: