terça-feira, fevereiro 12, 2013

Plano de Banda Larga: Exigência para a Expansão da Educação a Distância

MsC Profª Thélia Theóphilo Bezerra
Desde dezembro de 2012 vem aumentando as pressões para a implantação do Plano de Banda Larga em todos os municípios do território nacional com vistas ao crescimento da oferta de cursos superiores gratuitos aos milhares de estudantes brasileiros.
Essa foi uma das cobranças do professor da UnB, João Carlos Teatini, também diretor de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). Mas também deve ser a nossa cobrança. O Plano existe mas por que essa morosidade em sua operacionalização?
As condições atuais das telecomunicações no país dificultam a transmissão de dados aos municípios, e por consequência a expansão do acesso ao ensino superior na modalidade a distância a quem mais precisa dele. Há de se lembrar que na verdade quem tem muito a lucrar é o nosso próprio país. Já estamos enfrentando um déficit de profissionais qualificados de nível superior em todas as áreas de atividades. Permanecendo essa situação, haverá impacto negativo na competitividade tanto de produtos quanto de serviços.
Portanto, faz-se urgente com que o Governo pressione o setor de telecomunicações para que proceda as instalações da Banda Larga.
Com essas ações implementadas, as metas previstas para se expandir a educação a distância serão alcançadas.

Nenhum comentário: