terça-feira, fevereiro 19, 2013

Mais Um Ano de Possibilidades para a Educação

MsC Profª Thélia Theóphilo Bezerra
(Consultora em Educação / Analista e Gestora de TI)
Ao iniciar o ano letivo, um professor me perguntou: o que você espera para esse ano?
Confesso que minha primeira resposta foi: - não espero nada! 
Logo em seguida, pensei um pouco mais e concluí que realmente não só eu, mas todos nós, não podemos esperar nada por que cabe a cada um de nós e toda a sociedade um pedacinho de responsabilidade que nos leve a realizar o que a educação precisa.
Portanto, educadores, para mim, são todas as pessoas que de um modo ou de outro, e a sua maneira, vão à luta pela educação em várias frentes.
São os pais, os primeiros legitimados, que orientam seus pequenos para a vida, exemplificando com suas falas e atitudes; aprumando os passos de seus filhos quando esses tendem a escorregar para as margens.
São os avôs e avós que com seu carinho e acolhida procuram suprir, em várias situações, necessidades que não puderam ou souberam proporcionar aos seus filhos;
São os tios e tias, primos e primas que transmitem o valor da convivência, da divisão e da família;
São os amigos e amigas que demonstram o que é ser leal, princípios de companheirismo e o poder do convencimento em fazer ou não fazer certas coisas.
São os primeiros amores que nos levam a cuidar mais de si para poder cuidar do outro; que nos ensinam a enxergar a beleza das flores e a sentir seu perfume de uma forma especial;
São os professores, com seu ânimo, motivação e desprendimento para que possam dar tudo de si, que dividem os saberes adquiridos não só dos bancos universitários, mas também dos bancos pessoais de experiências vividas.
Somos todos nós juntos, e cada um sozinho, que podemos fazer deste ano o melhor de todos os outros;  que podemos, ainda, tornar concretas todas as possibilidades de uma educação de qualidade: mais crítica, mais humana, mais sustentável.

Um excelente ano para todos, e até mais.




Nenhum comentário: