quarta-feira, junho 22, 2011

As Tecnologias para Prevenção de Atos Violentos.

Ao relembrar algumas notícias, nada boas, nos veículos de comunicação, indaguei: como as tecnologias voltadas à Internet podem prever ou simular possíveis atos de vandalismo, terrorismo ou ataques violentos como o ocorrido em Realengo – RJ, no primeiro semestre desse ano?




Quais softwares, possíveis, permitem um rastreamento de informações chaves para detectar possíveis mensagens sobre tais atos e subsidiar a polícia civil ou federal?



Temos o péssimo hábito de agir muito mais após o ocorrido do que de forma preventiva. Uma das explicações é a crença de que “só pode ser uma invenção”. Lembram-se do 11 de setembro??? As autoridades sabiam, foram avisadas. E o que fizeram???



O ser humano, pelas peculiaridades de sua natureza, de forma consciente ou não, está sempre em busca de algum tipo de atenção, em busca de uma platéia que lhe aplauda ou abomine suas ações.



Essa sensação de deter certa informação transmite a quem a tem um certo poder, isso, inclusive, lembra a postura de alguns professores. Um poder de decidir para quem divulgar. No caso de atos para o mal, parece-me que tais pessoas com esse perfil estão na verdade pedindo ajuda. Querendo que alguém consiga detê-las, evitando assim a consumação do ato insano.

Daí vem a outra pergunta: onde está a explicação? Seria na educação ou deseducação recebida em casa? Ou, nas atitudes de "bulling" ocorridas nas escolas sob os olhos daqueles seus dirigentes que "pouco" fazem??

Nenhum comentário: