
Onde há concentração de sábios, ou de conhecimentos, há, sem dúvida, concentração de poder. A política e a ideologia influenciam os saberes das ciências naturais no sentido de serem ou não aplicados para um propósito social.
Já no caso de suas influências sobre as ciências humanas, ou sociais, as encontramos enraizadas no próprio processo de construção do conhecimento.
Basta observar os modos que cada professor adota para ensinar seus alunos. A depender de como se deu sua formação, suas experiências de vida, e por que não a construção do seu senso crítico, haverá ou não um enriquecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse caso, nas ciências humanas lidamos com o livre arbítrio de fazer ou não alguma coisa, não temos como dissociar a política e a ideologia, ainda que alguns insistam em afirmar que são apolíticos ou destituídos de fundamentos ideológicos.
Se insistirmos em assim pensar, principalmente como educadores, não haverá a construção e disseminação dos saberes para que todos possam deter o poder de transformar a sociedade alicerçada por princípios justos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário