
Há muitos anos procuro seguir alguns exercícios conhecidos como ginástica cerebral. Inclusive são utilizados em escolas norte-americanas como estímulo ao processo de ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos. A técnica, de forma resumida, consiste em despertar os dois lados do cérebro ao mesmo tempo de modo que potencialize a assimilação de novas informações e consequente transformação em conhecimento.
Hoje, em matéria publicada no periódico Correio Braziliense,( vide fonte abaixo ) são apresentadas algumas sugestões para se estimular o cérebro. Vale à pena aqui parafrasear e acrescento no item 5 alguns dos exercícios que recomendo:
1 - Motivação:
* A vida fica mais estimulante quando se encontra motivos para realizar tarefas. Tudo fica sem graça e gera mais desânimo quando não se sabe porque se faz determinadas coisas.
2 - Rotina:
* O cérebro, para funcionar melhor, precisa perceber que há um mínimo de organização nas tarefas ou atividades que serão realizadas. Portanto estabeleça horários fixos para certas atividades, como por exemplo a hora de dormir.
3 - Levante-se do sofá:
* Nada de perder seu precioso tempo ficando o dia inteiro em frente à TV. Leia aquele livro que está empoeirando na estante, vá andar de bicicleta, chame a turma para jogar xadrez, faça palavras cruzadas, desenvolva àquela pintura ou artesanato.
4 - Faça algo de forma diferente:
* Volte para casa usando um caminho diferente, procure usar seu relógio no outro braço, mude a cama ou o sofá de lugar, sirva o almoço no jardim.
5 - Minha Dica => Realize por 1 a 3 minutos os seguintes exercícios:
* Vire um livro ou revista de cabeça para baixo e procure ler algumas frases.
* Procure escrever frases com a outra mão. Se repetir diariamente esse exercício, dentro de algum tempo estará escrevendo sem dificuldade.
* Desenhe, em uma folha de papel, vários "oito deitado", ou um grande "X", com uma das mãos. Depois repita com a outra mão.
Em pouco tempo você vai se surpreender. Sua memória e concentração agradecem.
Até mais.
Fonte: http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/atualidades/2013/02/25/interna_atualidades,468/hora-de-malhar-o-cerebro.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário