terça-feira, fevereiro 26, 2013

Maioridade Penal: o movimento começou

Olá, colegas.



Imagem tomada emprestada do Facebook. Foi postada por uma jovem..
Hoje um assunto roubou minha atenção.
O da discussão sobre a maioridade penal, uma vez que centenas de jovens que estão na marginalidade têm se prevalecido, de forma premeditada, da imputabilidade penal por conta de sua idade.
Acredito ser um assunto que se deveria, quando a oportunidade surgir, ser discutido nas escolas de modo a envolver os próprios jovens na discussão.
O que acham??
Para iniciar a discussão, sou a favor da redução dessa maioridade para 16 anos. Contudo, ainda não é uma opinião conclusa, ou seja, pode ser que eu mude de ideia.

Pois, se o jovem de 16 anos apresenta-se com maturidade para votar em representantes políticos para o Legislativo e o Executivo, há de ter também maturidade para se responsabilizar pelos seus atos.
Hoje, mais do que em qualquer época, os jovens tem acesso a um conjunto imenso de informações. Ainda crianças já se apresentam capazes de refletir e tirar conclusões sobre o que ouve ou assiste na Tv ou Internet. Querendo ou não, nós temos que aceitar que seu nível de maturidade para muitas coisas é bem maior do que era para os jovens de 20 anos atrás. Portanto, é ilusão ou ingenuidade achar que não sabem o que estão fazendo de errado.
Vamos, então, discutir um pouco mais? Gostaria de saber de seus argumentos para o Sim e para o Não.
Adianto que penso não ser a única solução. Há necessidade de implementar um conjunto integrado de soluções para, senão eliminar o problema, pelo menos reduzir.

Até mais,

Nenhum comentário: