FATO: Assembléia convocando o corpo docente, direção e alunos da ETB - 16/Set/2011.
Caríssimo(a)s Amigo(a)s, bom dia!!!
O Grêmio estudantil da Escola Técnica de Brasília mostrou sua força e sua voz, ontem no auditório da instituição.
Foram discussões que se iniciaram por volta das 17:40' e seguiu-se até às 22 horas. Entraram na pauta itens como: esclarecimento do uso e destinação das verbas públicas, situação do estágio, corpo docente, "eleições diretas jà" para a direção da escola. O tom que norteou os debates era de indignação e de cobrança. Recebi e aceitei o convite para integrar a mesa e não me limitei a mero efeito decorativo. Aproveitei a oportunidade para, dentre outros pontos, criticar a forma como foi e está sendo feita a gestão da escola em relação à destinação de recursos bem como o entendimento do que é uma "gestão de transição" e descontinuidade de projetos e equipes articuladas em suas atividades para atender "picuinhas" de caráter pessoal.
O saldo foi positivo, acredito, para todos. A direção percebeu que não cabe mais tomar certas decisões, algumas de teor pessoal, apenas com a sua equipe de forma fechada; os alunos puderam se posicionar e cobrar seus direitos de uma educação mais digna e gestão mais transparente; demosntraram, os alunos, que não são, apesar da juventude, manipuláveis como disse o gerente pedagógico; e os professores também tiveram seus momentos de desabafo. Isso é democracia e também quando abrimos espaço para manifestações livres (mas com responsabilidade) de ideias e apresentação de propostas que deverão ser implementadas ou cobradas.
Resta-nos agora não apenas aguardar o desenrolar do que foi cobrado, mas sim acompanhar e agir para que não caia, esse momento, na vala do esquecimento.
As falas dos alunos foram mais fortes e se fizeram ouvidas não só nas mentes, mas no coração. Em especial a fala de nossa aluna Lívia, do curso de Telecom.
Um abraço a todo(a)s,
Nenhum comentário:
Postar um comentário